Titanic
Como todos que já conhecem alguma coisa sobre Titanic (em português Titânica) foi um navio que operou na White Star Line apenas por 4 dias no ano de 1912 como transatlântico. Teve sua viajem inaugural no dia 10 do mês de Abril, saiu de Southampton no sul da Inglaterra ao meio-dia, no fim da tarde desse mesmo dia chegou em Cherbourg na França onde uma das passageiras mais populares do navio embarcou Margaret Brown. No dia seguinte o navio deixou a Irlanda e seguiu em direção aos Estados Unidos na velocidade máxima. Durante toda a viagem mar estava totalmente calmo, no filme o capitão até comenta com o segundo oficial na noite da colisão "Calmo. Parece até um lago, nenhum sopro de vento."O fato do mar está calmo facilitou o impacto com o iceberg pois nessa mesma cena o oficial dias ao capitão "fica mais difícil de ver os icebergs sem a água quebrando em suas bases."Cerca de 37 segundos antes do impacto os vigias que ficavam na cesta do mastro da proa avistaram o iceberg, tentaram por a marcha ré mas estava perto demais e a colisão aconteceu ás 23:40 do dia 14 de Abril, o furo que o iceberg causou foi de mais ou menos 90 metros nos cinco primeiros compartimentos (o Titanic tinha 16 compartimentos) no porão de proa e em todos os três porões e na sala da caldeira seis o que foi um azar já que o navio conseguiria ficar sobre a água por quatro dias se o furo fosse apenas no 1º compartimento ou em quaisquer outros 4. No início os passageiros desacreditavam que o navio considerado inafundável até mesmo por DEUS afundaria na primeira viagem. O 1º bote salva vidas saiu apenas depois de 1h em relação ao impacto, quase nenhum saiu com lotação máxima, no filme em uma cena a um dialogo entre Thomas Andrews (principal construtor do navio) e o segundo oficial:
_Senhor Lightoller, porque os botes estão saindo com meia lotação?
_Agora não Sr. Andrews...
_Olha só! Vinte barcos pra dar 65, eu vi um com apenas 12, só 12!
_Bom, não tinhamos certeza sobre o peso Sr. Andrews, o botes podem virar!
_Mentira! Eles foram testados em Belfast com o peso de 70 homens, encha os botes Sr. Lightoller pelo amor de DEUS!
Faltando poucos minutos para o naufrágio terminar o navio se parte bem a frente da 3ºchaminé devido a maior parte do peso estar concentrada na popa do navio (cerca de 30.000t). Às 2h e 40min depois do impacto o navio afunda nas águas geladas do Atlântico Norte na manhã de domingo às 2h e 20min da manhã levando cerca de 1522 vidas das 2234 para o fundo do oceano. Algumas horas depois o Carpathia navio para qual o Titanic mandou o sinal de S.O.S (na época C.Q.D) da empresa rival (Cunard) chegou para resgatar ás 712 pessoas dos botes e leva-las até Nova Iorque.
O prejuízo da empresa na época foi de cerca de 7,5 milhões de dólares, já hoje seria de cerca de 400 milhões
Nenhum comentário:
Postar um comentário